2 pernis de porco (1,2 kg cada)
100 ml de azeite
1 colher de sopa de banha
1 cebola grande
6 dentes de alho
100 ml de vinagre branco
1 colher de sopa cheia de massa de pimentão
1 colher de sopa cheia de polpa de tomate
200 ml de leite
200 ml de cerveja Sagres
200 ml de vinho branco
100 ml de água
1 ramo de tomilho
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de farinha maisena
Pique a cebola e os alhos.
Coloque o azeite e a banha num tacho onde caibam os pernis. Quando a banha derreter, junte a cebola e o alho e deixe refogar um pouco até a cebola ficar translúcida.
Com uma faca pequena, dê alguns golpes estreitos e profundos na carne, de ambos os lados, e coloque a carne no tacho para selar também de ambos os lados. Tempere com sal e pimenta.
Numa tigela, misture o vinagre com a massa de pimentão e a polpa de tomate e verta sobre a carne depois de estar selada.
Junte o vinho branco, o leite, a água, a cerveja e o tomilho. O líquido não precisa de cobrir toda a carne. Basta se ficar a meio ou um pouco mais. Prove e acerte temperos.
Assim que começar a ferver, baixe o lume para o mínimo, tape e deixe cozinhar durante duas horas – a meio do tempo vire a carne.
Perto do fim do tempo, ligue o forno na função grill a 240º C.
Quando terminar o tempo de cozedura da carne, transfira os pernis para um tabuleiro de forno e leve ao forno, na prateleira do meio, para dourar bem a pele, durante pelo menos 15 minutos.
Enquanto isso misture a farinha maisena com um pouco de água ou de molho da carne, junte ao molho do tacho e deixe fervilhar, mexendo, até engrossar um pouco.
Retire os pernis do forno e corte a carne, passando a faca a toda a volta do osso.
Sirva com o molho coado, servido numa molheira.
NOTAS:
pode cozinhar o pernil de véspera deixando-o mergulhado no líquido da cozedura e finalizar no forno já perto da hora da refeição.
Sugestão de acompanhamento: batata nova inteira frita ou puré de batata.
de 29 de Junho
a 10 de Julho de 2022
Cerveja Sagres
As nossas sugestões com produtos em promoção no folheto em vigor