Pato no forno com arroz de miúdos e castanhas

Estamos na época da castanha, pelo que a nossa sugestão de hoje é um delicioso Pato no forno com arroz de miúdos e castanhas🍴

Pato no forno com arroz de miúdos e castanhas

Estamos na época da castanha, pelo que a nossa sugestão de hoje é um delicioso Pato no forno com arroz de miúdos e castanhas🍴

Ingredientes

pato (1,2 kg)
5 dentes de alho
1/2 pimento vermelho
1 ml de azeite
50 ml de Vinho de Mesa Branco UP
1 cálice de brandy
2 laranjas
1 alho francês
8 rodelas de ananás
300 g de castanhas
1/2 cebola
1 folha de louro
1/2 linguiça
300 g de Arroz Carolino Longo Extra UP
1/2 colher de café de cominhos
200 g de brócolos
Sal, vinagre, tomilho, açúcar, erva-doce, q.b

Preparação

    Limpe bem o pato, reservando os miúdos. Retire-lhe as penas e as pontas das asas. Esfregue-o, depois, bem por dentro e por fora com sal e vinagre. Passe-o por água e deixe escorrer.

    Pique quatro dentes de alho e o pimento e coloque-os num copo alto. Junte metade do azeite, o vinho e o brandy e triture. Tempere com sal e barre o pato, por dentro e por fora, com este preparado.

    Corte as laranjas em pedaços e o alho francês em tiras. Coloque ambos dentro do pato, reservando alguns pedaços de laranja. Ate as patas do pato com um fio de cozinha e disponha o resto dos pedaços de laranja por cima. Polvilhe com algumas folhinhas de tomilho e deixe tomar o gosto, de um dia para o outro.

    Ligue o forno a 180ºC. Escorra o pato da marinada, reservando-a. Coloque o pato na grelha do forno com um tabuleiro por baixo. Deixe assar durante uma hora. Decorrido o tempo, retire os sucos que se encontram no tabuleiro para um copo alto, junte a marinada reservada e triture.

    Passe o pato para a parte de baixo do forno. Na de cima, coloque um tabuleiro com as rodelas de ananás polvilhadas de açúcar. Deixe cozinhar o pato durante mais 30 minutos. A meio do tempo, verifique se o ananás já está caramelizado e retire.

    Escalde as castanhas em água temperada de sal e uma pitada de erva-doce. Escorre-as e descasque-as.

    À parte, coza os miúdos do pato em água e sal. Escorra-os e reserve, assim como água da cozedura.

    Pique a cebola, esmague o outro dente de alho e leve-os ao lume a alourar no resto do azeite, juntamente com o louro. Junte os miúdos picados e a linguiça às rodelas. Deixe refogar pouco. De seguida, envolva o arroz e tempere com sal e cominhos. Verta 650 ml da água de cozer os miúdos e as castanhas e coza com o tacho tapado e em lume brando por 12 minutos. À parte, coza os brócolos em raminhos, em água e sal.

    Retire o pato do forno e sirva-o com as rodelas de ananás, o arroz e os brócolos.

No folheto

de 27 de Outubro
a 7 de Novembro de 2021

As nossas sugestões com produtos em promoção no folheto em vigor