Bolachas de cacau e laranja

Dias frios pedem comida de conforto. E o Aqui é Fresco proporciona-lhe mais uma receita para desenvolver em família. Afinal, a quadra que se vive é, afinal, a festa da família. 🍪🍪🍪

Bolachas de cacau e laranja

Dias frios pedem comida de conforto. E o Aqui é Fresco proporciona-lhe mais uma receita para desenvolver em família. Afinal, a quadra que se vive é, afinal, a festa da família. 🍪🍪🍪

Ingredientes

260gr de farinha T65 sem fermento
75gr de cacau em pó Jerónimos
½ colher de chá de sal fino
130gr de açúcar
raspa de uma laranja grande
225gr de manteiga sem sal
1 colher de chá de extrato de baunilha
20ml de sumo de laranja
+ raspa de laranja para polvilhar (opcional)

Preparação

    Misture a farinha, o cacau e o sal numa taça. Reserve. Coloque na taça da batedeira o açúcar, a raspa de laranja e a manteiga à temperatura ambiente. Bata com acessório misturador (acessório tipo pá) até ficar em creme.

    Junte o extrato de baunilha e o sumo de laranja. Junte metade da mistura de farinha, cacau e sal, e envolva a uma velocidade baixa. Quando tiver sido absorvida, junte a restante.

    Retire a massa para a bancada polvilhada com um pouco de farinha, e amasse até ficar com uma cor homogénea, polvilhando sempre que necessário.

    Coloque a massa entre duas folhas de papel vegetal e estenda-a com um rolo da massa, até ficar com uma espessura de meio centímetro – para ser mais fácil, costumo dividir a massa ao meio e estender cada metade individualmente – e guarde no frigorífico sobre uma superfície plana, para endurecer.

    Depois de bem fria, retire o papel vegetal de cima, corte as bolachas e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal não untado, ou sobre tapetes de silicone. Junte as sobras da massa, e repita o processo de estender entre as folhas de papel vegetal e cortar. Se gostar, polvilhe as bolachas com mais um pouco de raspa de laranja.

    Leve a forno pré-aquecido a 180º C durante 15 minutos exatos. Terminado esse tempo, desligue o forno, mantenha a porta entreaberta com a ajuda de uma colher de pau, e deixe que o forno esfrie com as bolachas no interior.

    Depois de frias, conserve-as num recipiente fechado.

    🍴Notas:
    A massa deve estar bem fria para ser cortada. Como é uma massa que não tem ovo, pode ser conservada no frigorífico durante vários dias. Também pode ser congelada.

No folheto

de 13 a 31 de Dezembro de 2021

Cacau em pó Jerónimos

Cacau em pó Jerónimos

As nossas sugestões com produtos em promoção no folheto em vigor