“As empresas têm um papel fundamental na construçãode uma sociedade saudável e próspera”

A Convenção Aqui é Fresco (AeF) 2022, no seu regresso ao presencial, juntou mais de 700retalhistas e mais de 1500 pessoas. Em balanço, Carla Esteves, a diretora executiva da Unimark e da Rede Aqui é Fresco, explica como o tema da convenção este ano (a sustentabilidade) se traduz junto dos seus associados.

A sustentabilidade foi o foco da convenção deste ano. De que maneira a Aqui é Fresco quer promover a sustentabilidade junto dos seus associados?
A sustentabilidade é uma prioridade para nós. Por isso, temos estado a trabalhar para reduzir o impacto ambiental em toda a cadeia de valor incentivando boas práticas dentro da empresa. Por exemplo, ao nível de consumíveis implementámos a eliminação do uso de plástico e reduzimos muito a utilização de papel. A reciclagem de plásticos, papel e cartão, vidro e de outros materiais é fundamental, mas não chega. E por isso mesmo tempos defendido junto dos nossos associados a necessidade de adoção de medidas e comportamentos que ajudem as suas empresas na redução das emissões de CO2, associadas aos processos logísticos.

Que objetivos a este nível pretendem atingir até 2030 e 2050?
Os últimos tempos têm-nos demonstrado que os objetivos traçados, especialmente a longo prazo, não passam disso mesmo. Temos objetivos sim, e muito claros, mas traçados a curto prazo. Os mesmos assentam em quatro pilares, da maior importância para a nossa atividade.
O primeiro é termos um serviço de excelência. Estamos focados no desenvolvimento e consolidação da nossa marca UP, do nosso Cartão de Fidelização AeF e na performance dos nossos folhetos quinzenais, por serem uma grande mais-valia na nossa atividade e para a nossa rede de lojas de proximidade.

Distribuição Hoje _As empresas têm um papel fundamental na construção de uma socied